08
out

A história do ferreiro

Publicado em Reflexão Diária

REFLEXÃO DIÁRIA: 08 DE OUTUBRO DE 2013

A história do ferreiro

Na cidade onde eu nasci, havia um ferreiro. Todo mundo o conhecia por seu egoísmo e exageros nas festas e bebedeiras. Até que um dia resolveu mudar de vida. Começou a trabalhar duro e ajudar as pessoas. Mostrava-se caridoso e prestativo. O estranho é que, mesmo com toda a bondade que demonstrava, sua vida não ia bem. Os problemas aumentavam, as dívidas cresciam e assim por diante.

Certo dia, um de seus amigos foi visitá-lo. Durante a conversa, ele comentou:
– Que coisa estranha a sua vida. Justamente depois de você ter se tornado um homem bom, as coisas pioraram. Apesar de tudo o que você tem feito, parece que você está indo para trás.

O ferreiro permaneceu em silêncio. Na verdade, já havia pensado sobre isso diversas vezes, sem entender a razão. Depois de alguns instantes, disse ao amigo:
– Aqui na minha oficina eu recebo o ferro bruto e o transformo em facões. Você sabe como isso é possível? Primeiro eu preciso aquecer o ferro num fogo muito alto, até que fique bem vermelho. Depois é preciso bater com muita força até que fique no formato que eu quero. Aí eu pego o ferro e mergulho em água fria. O vapor e os estalos tomam conta de toda a ferraria. Repito esse processo várias vezes, até conseguir o fio perfeito para a Lâmina. Uma vez só não é suficiente.

Mais um tempo de silêncio e o ferreiro continuou:
– Às vezes o ferro que eu tenho não resiste a esse processo. O calor, as marteladas e a água fria acabam deixando muitas rachaduras na lâmina. Esse ferro jamais se tornará um grande facão. Deixo-o de lado. Talvez o use apenas para alguma coisa de pouca utilidade.
O amigo estava mergulhado em seus pensamentos, a fim de descobrir aonde o ferreiro queria chegar.

Ele, então, completou:
– Sei que o tempo está me colocando no fogo das aflições. Estou aceitando as marteladas que a vida me dá e a frieza da água que me deixa em choque. A única coisa que quero é resistir até que consiga tomar a forma perfeita. Até ser um homem virtuoso. Não quero ficar de lado, abandonado por Deus, sem ter utilidade.

Para refletir

Ao longo de nossa vida, passamos por diversas fases. Algumas boas, outras nem tanto. Algumas nos deixam orgulhosos; outras, gostaríamos que jamais tivessem acontecido. O importante, no entanto, é ter consciência das nossas necessidades. Enfrentamos muitas provações, mas devemos resistir e sair de cada situação com uma lição de vida. Ter uma vida virtuosa só depende de nós. Ela é exigente, mas é também muito recompensadora e gratificante. A alegria ao superar um obstáculo, ao fazer uma boa ação, ao ajudar alguém, ao ver que sua vida tem sentido e que você pode realizar muitas coisas supera qualquer dificuldade. Seja sempre humilde e perseverante.

Quais as mudanças que você sente serem necessárias na sua vida a fim de ser mais virtuoso? Como você enfrenta os desafios que a vida lhe oferece? Você é forte como o ferro bom ou demonstra algumas rachaduras? Quais as marteladas que já recebeu na vida? Pensando em seus problemas e dificuldades, o que a água fria simboliza? Qual o seu objetivo de vida?

Abrir bate-papo
1
Olá! Problemas com drogas ou álcool? Vamos lhe ajudar!