26
dez

Festas de fim de ano facilitam recaída de dependentes em tratamento

Publicado em Artigos
alcool
Os dependentes químicos precisam ter muita força de vontade e de um tratamento adequado nesta época do ano, com a chegada das festas de Natal e Réveillon.
Muitos dependentes químicos que lutam contra o vício, acabam desistindo do tratamento por causa das festas e das bebidas, que são um passo para outras drogas. Junto com as comemorações de fim de ano vêm as recaídas. Cada minuto desse dependente vale muito, por isso a família deve valorizar a auto-estima dessa pessoa para que ela se mantenha a cada dia de uma maneira positiva e sem drogas.
União
É importante que os dependentes de uma comunidade terapêutica passem juntos esse período. Apesar da tristeza por ficarem distantes da família, o risco de sair no meio do tratamento é muito grande.
Uma vez dependente químico, seja de qual droga for, ao por o álcool na boca irá consequentemente sentir falta da substância que lhe dava prazer. Então o grande erro é achar que depois de um tempo limpo pode consumir álcool e isso acaba acionando a memória tóxica e aí voltam as drogas.
Cuidados
O álcool não deve ser usado nem mesmo para temperar a comida. Vinagre só a base de frutas e as bebidas são apenas sucos e refrigerantes. Deve ser o tempo todo assim, porque a bebida é a droga que está ao alcance da mão, em todo o lugar.
Deve-se evitar lugares com bebidas e drogas. O melhor é ficar junto à família, pois eles sabem da dificuldade.
Fonte: Expresso MT
Open chat
1
Olá! Problemas com drogas ou álcool? Vamos lhe ajudar!