29
jun

Cinco coisas que acontecem no corpo quando se fuma maconha

Publicado em Artigos Reflexão

maconha

A maconha mexe com o corpo

Seja um fumante inveterado ou alguém que nunca encostou num cigarro de maconha, você provavelmente sabe alguns dos efeitos da Cannabis sativa. 

Veja abaixo a explicação da ciência para essas reações no organismo.

1. O cérebro fica cheio de dopamina

Assim como a maioria das drogas, a maconha age no neurotransmissor dopamina, associado ao sistema de recompensa do cérebro. Atuando por receptores de canabinioides, o THC estimula a liberação de dopamina, causando sensação de euforia.

2. A pressão sanguínea cai

A maconha faz com que os vasos sanguíneos de todo corpo dilatem, causando uma queda de pressão. Isso é mais aparente nos olhos: quando os vasos aumentam de tamanho, o globo ocular fica vermelho e as pupilas podem ficar dilatadas.

3. Os sentidos ficam mais intensos

Além de liberar dopamina, o THC se conecta a receptores do cérebro associados ao odor e ao paladar, o que aumenta a sensibilidade. Junto com os olhos vermelhos, seus sentidos podem ficar mais intensos.

4. O coração acelera

Fumar maconha pode fazer o coração acelerar, aumentando o número de batimentos por minuto por até três horas. Embora isso seja inofensivo na maioria das vezes, pode aumentar suas chances de ter um ataque cardíaco, especialmente se combinado com a queda de pressão.

5. De onde vem a larica?

Um estudo de 2015 mostra que o THC “desliga” os neurônios associados a dizer que você devia parar de comer. Sob efeito da maconha, esses neurônios começam a dizer ao seu corpo que você na verdade está morrendo de fome. E não param até que você coma mais.

Open chat
1
Olá! Problemas com drogas ou álcool? Vamos lhe ajudar!