21
jan

7 coisas que seus amigos e familiares devem saber sobre ansiedade e depressão

Publicado em Depressão
7 coisas que seus amigos e familiares devem saber sobre ansiedade e depressão

Algumas coisas que as pessoas deveriam saber sobre quem tem depressão e ansiedade.

Alguns dias é impossível sair da cama

Muitas vezes é muito difícil as pessoas entenderem essa situação. Costumam pensar que é preguiça, que se está fugindo das responsabilidades, o que não é verdade. Se conseguissem, certamente as pessoas que sofrem de depressão levantariam da cama e teriam um dia normal. Muitas vezes é mais fácil criticar do que fazer.

Pessoas depressivas se sentem mal ao serem perguntadas se estão bem

Isso acontece pois, muitas das vezes, as pessoas se sentem bem. O problema está em ser questionado sobre seu estado mental, é ruim, ainda que esteja tudo bem com a pessoa, pois as perguntas a fazem questionar sua própria condição.

Às vezes, a pessoa depressiva não sabe explicar como se sente

Existem vezes em que a pessoa não sabe dizer o que a faz se sentir mal, triste, “para baixo”. Algumas situações se consegue reconhecer como gatilhos para sentimentos ruins, mas ainda assim, são poucas as vezes que se consegue identificar o porquê. Infelizmente a condição mental humana não vem com manual de instruções.

O depressivo não quer evitar as pessoas

Muitas vezes a condição dos depressivos faz com que ele acabe se afastando das pessoas, deixando de ir a encontros, programas sociais. Acabam se isolando, mesmo sem querer. Isso não deve ser levado para o lado pessoal e não significa que não goste das outras pessoas. É preciso saber entender.

O pessoa depressiva ainda se importa com as outras pessoas

Pode parecer que a pessoa com depressão não gosta mais de você, que se afastou porque cansou de você. Pelo contrário, muitas vezes ela preza mais pelo seu bem-estar do que com o seu próprio, mas não sabe como se comportar diante da sua pessoa, pensa que ela é um peso para você.

O depressivo tenta ficar bem

O depressivo não gosta de se sentir triste, incapaz, feio e ansioso. Quer melhorar, de verdade, porém é difícil, sabe que tudo que faz é para se sentir um pouco melhor, mas se frusta quando não vê nenhum resultado positivo. O esforço é muitas vezes em vão.

Tem dias que sente tudo ao mesmo tempo

Esses dias são extremamente confusos para sua mente. Nunca se sabe quando eles vão acontecer, simplesmente acontecem. Parece que a pessoa fica extremamente feliz, extremamente triste, extremamente ansiosa, extremamente angustiada, tudo ao mesmo tempo.