08
abr

O álcool pode causar, além de dependência, diversos tipos de câncer

Publicado em Alcoolismo
O álcool pode causar, além de dependência, diversos tipos de câncer

Estudo associa consumo de álcool a sete tipos de câncer e aponta que risco existe mesmo para quem bebe socialmente.

Uma pesquisa realizada por estudantes da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, e publicado no periódico científico “Addiction”, revela que o consumo de álcool está ligado a um aumento no risco de uma pessoa desenvolver sete tipos diferentes de câncer. Segundo o estudo, mesmo os indivíduos que bebem uma quantidade baixa ou moderada da substância têm mais chances de adquirir a doença do que aquelas que não bebem álcool. De acordo com o artigo redigido a partir da pesquisa, o consumo de álcool foi responsável por cerca de 500 mil mortes por câncer em 2012, o que corresponde a cerca de 5,8% desses óbitos no mundo.

Segundo a publicação, a ingestão de bebidas alcoólicas está relacionada principalmente ao câncer de boca, garganta, laringe, esôfago, fígado, cólon, intestino e mama, aparecendo com mais frequência em pessoas que bebem muito. Mas o risco também existe para aquelas que consomem álcool em média ou baixa quantidade. Não havendo nível seguro de consumo quando se fala sobre a possibilidade de desenvolver a doença. Mostra ainda que aqueles que param de ingerir álcool podem reverter os riscos em certa medida, ao menos em relação aos cânceres de laringe, faringe e fígado.

Além disso, o trabalho sugere que os benefícios de consumir álcool são cada vez menos relevantes. Estudos anteriores indicam que uma taça de vinho por dia faz bem ao coração, mas esses benefícios já estão sendo vistos cada vez mais como falsos ou irrelevantes em comparação com o aumento de uma série de cânceres.

E mulheres que consomem cerca de duas porções de álcool por semana têm um aumento de 16% nas chances de desenvolver câncer de mama e morrer por conta da doença, e aquelas que consomem diariamente cerca de cinco doses, o risco aumenta 40%.

Os riscos aumentam consideravelmente quando o consumo de álcool está associado ao uso de cigarro, outro vilão que está ligado a diferentes tipos de câncer, tanto para homens como para mulheres.

1
Olá! Problemas com drogas ou álcool? Vamos lhe ajudar!
Powered by