11
abr

Meu familiar está dependente. E agora, o que fazer?

Meu familiar está dependente. E agora, o que fazer?

A dependência química muda a vida não só de quem usa entorpecentes, mas também de toda a família. Ter um dependente químico em casa é muito difícil e doloroso, pois vemos quem mais amamos sendo consumido pelo vício. Mas existe um recomeço!

Uma das principais características do dependente químico é a dificuldade de assumir seu vício e entender que este problema é uma doença que precisa ser tratada. Em alguns casos, o dependente até tem consciência de que seus hábitos e comportamentos são prejudiciais, mas ele geralmente acredita que é plenamente capaz de simplesmente parar com o vício quando quiser.

Como você pode ajudá-lo

O primeiro passo para ajudar um dependente químico na família é oferecer apoio e ajuda emocional, fazendo com que ele se conscientize sobre seu vício.

Utilize palavras de incentivo

Por mais difícil que seja, é importante controlar o desapontamento e o nervosismo ao lidar com um familiar que é usuário de drogas. Sempre prefira palavras e atitudes de incentivo em vez de brigas. Controle seu comportamento e eduque a si mesmo para que a convivência não seja ainda mais desgastante.

Estabeleça limites

Um dependente químico perde parâmetros de convívio, e a rotina familiar pode acabar se tornando muito complicada. Se afastar ao perceber que a pessoa está sob os efeitos das drogas é uma boa escolha para manter seu próprio equilíbrio e mostrar para o familiar que seus atos sempre terão consequências.

Converse

Invista em abordagens que deixem claro que, caso o dependente queira se tratar, sempre haverá ajuda disponível.

Demonstre confiança

Sentir confiança na família é muito importante para lutar contra o vício. Não julgar os comportamentos do dependente químico trará uma motivação maior para enfrentar o problema.

Procure ajuda profissional

Procurar ajuda e tratamento especializado para o dependente de drogas ou álcool é fundamental para lidar com o problema e recuperá-lo.

O que não fazer com um familiar dependente químico

  • Não encubra seus erros;
  • Não impeça que ele pague pelas consequências dos seus atos;
  • Não faça coisas que ele pode fazer por si próprio;
  • Não ajude financeiramente.

Como podemos lhe ajudar

A Quintino Psiquiatria Drogas e Álcool é uma instituição altamente preparada para recuperar dependentes químicos e alcoólicos, utilizando abordagens médico-psiquiátricas, psicológicas e terapêuticas comprovadamente capazes de motivá-los a buscarem novos estilos de vida, estabelecendo relações familiares e sociais estáveis.

O retorno obtido com nosso trabalho, devolvendo ao ser humano dignidade e respeito, nos faz ter a certeza de que é fruto da qualidade de nossa estrutura e equipe enriquecida por nosso carinho, amor e atenção ao próximo.

Entre em contato, vamos lhe ajudar!

Abrir bate-papo
1
Olá! Problemas com drogas ou álcool? Vamos lhe ajudar!