13
jun

Quanto tempo leva para uma pessoa se tornar dependente em drogas

Quanto tempo leva para uma pessoa se tornar dependente em drogas

Se tornar dependente químico é um processo rápido? Uma droga vicia mais que outra? Idade e fatores genéticos podem facilitar a dependência?

Para todas as perguntas acima a resposta é sim. Se tornar dependente de uma droga é um processo que pode ser bastante rápido, mas depende muito do tipo de droga, da idade em que começa o uso e de uma propensão familiar (genética) de se tornar dependente.

Drogas como o crack ou a heroína podem causar dependência desde os primeiros usos. Sabe-se que quanto mais cedo se começa a usar drogas, maior é a chance de se tornar dependente. Pessoas que têm familiares que são dependentes têm maior tendência a se tornarem dependentes.

Mas afinal o que é ser dependente de uma droga?

Muitas pessoas confundem a dependência a uma droga com o uso de uma droga, outras pessoas acreditam que a dependência a uma droga é “física” ou “psíquica” e que muitas drogas causam uma ou outra dependência. Nem todo usuário é dependente, mas todo usuário corre o risco de se tornar dependente. 

O que caracteriza dependência a uma droga é:

  • A perda do controle do uso da droga, o dependente não consegue interromper ou uma vez que começa a usar não consegue controlar as quantidades de droga que usa. 
  • A substituição progressiva de atividades importantes como o lazer ou trabalho pelo uso da droga
  • A persistência do uso da droga apesar das suas consequências negativas
  • A presença de fissura, ou seja uma vontade muito grande, quase incontrolável de usar a droga que pode aparecer a qualquer hora do dia ou da noite.

Mas “tal” droga não causa dependência? Eu consigo controlar.

Muitas pessoas acreditam que são capazes de sempre controlar o uso de uma droga. No entanto esta é uma ideia falsa.

A cada exposição à droga, o usuário está correndo o uso de perder o controle e de se tornar dependente. A cada vez que ele usa a droga é como ele subisse em uma corda bamba. Às vezes ele consegue chegar do outro lado, mas ele sempre está correndo o risco de cair na dependência.

Atualmente é impossível de avaliarmos nosso risco genético de nos tornarmos dependentes. Desconhecendo este risco, fica difícil saber quem irá usar a droga e se tornar dependente e que não irá se tornar dependente.

Sabe-se, contudo, que a exposição repetida, a precocidade do início do uso de drogas, alguns fatores sociais e pessoais podem facilitar o desenvolvimento de uma dependência química.  

1
Olá! Problemas com drogas ou álcool? Vamos lhe ajudar!
Powered by