04
jul

Qual o momento certo para procurar ajuda para tratamento da dependência química?

Qual o momento certo para procurar ajuda para tratamento da dependência química?

Diz o ditado: esperar é uma virtude. Mas será que vale a pena esperar quando o assunto é saúde, principalmente em se tratando de dependência em drogas e/ou álcool?

Infelizmente é muito comum as famílias demorarem a buscar tratamento profissional para os dependentes químicos. De acordo com o II LENAD – Levantamento Nacional de Álcool e Drogas – do INPAD – Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Drogas, o tempo médio das famílias buscarem tratamento para alcoolismo e drogas foi de 3 anos, sendo 2 anos para usuários de cocaína e/ou crack, e 7,3 anos entre os dependentes de álcool. Em se tratando de saúde isso é muito tempo.

O motivo da demora é, segundo a maioria das famílias, a recusa do paciente em fazer qualquer tipo de tratamento. Esta recusa pode estar relacionada à sua ambivalência – aquele individuo que “quer mas não quer”. São comuns algumas falsas justificativas para não se tratar, como, por exemplo, “não bebo tanto assim”. ” muitas pessoas bebem mais que eu”, “a droga que uso não faz mal” etc. Mas é importante buscar ajuda profissional o quanto antes, mesmo que o indivíduo não queira, através de internação involuntária ou internação compulsória.

Precisa de ajuda? Entre em contato, vamos lhe ajudar!

Abrir bate-papo
1
Olá! Problemas com drogas ou álcool? Vamos lhe ajudar!