10
jul

Campanha Julho Branco: Com Consciência, Sem Drogas – Mês do Combate ao Uso de Drogas por Crianças e Adolescentes

Julho Branco

A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) promove a campanha Julho Branco: com consciência, sem drogas – mês do combate ao uso de drogas por crianças e adolescentes. Este é um tema de grande relevância para a SPSP, que vem trabalhando fortemente para colocar essa problemática em evidência, uma vez que a utilização de drogas ocorre cada vez mais cedo e as consequências são maiores na faixa etária pediátrica.

 “Dados de um estudo da Universidade de São Paulo (USP) revelam que 25% dos jovens até 17 anos experimentam tabaco, 20% maconha, 6% crack e 60% álcool. Destes, aproximadamente 20% já são usuários diários, muitas vezes mais de uma vez ao dia”, alerta João Becker Lotufo,coordenador da campanha e do Grupo de Combate ao Uso de Drogas por Crianças e Adolescentes da SPSP. Ele ressalta que ter um surto psicótico com o cérebro ainda em formação pode ser catastrófico. “É diferente de se ter um surto aos 30 anos de idade”, diz.

Segundo Claudio Barsanti, coordenador das campanhas da SPSP, a campanha Julho Branco é uma chamada importante para toda a sociedade a respeito da necessidade de se combater o uso de drogas por crianças e adolescentes. “A iniciação do consumo dessas substâncias tem sido cada vez mais precoce e o impacto cada vez mais avassalador”, relata o pediatra, enfatizando que na prevenção o diálogo é fundamental. Para ele, é imprescindível que profissionais da saúde estejam preparados para abordar e orientar sobre essa questão, auxiliando também a conscientizar pais e cuidadores em relação ao problema. “Vale lembrar que as escolas também são muito importantes nesse processo”, afirma Barsanti. 

Fonte: SPSP – Sociedade de Pediatria de São Paulo

Abrir bate-papo
1
Olá! Problemas com drogas ou álcool? Vamos lhe ajudar!