fev
Como diminuir a ansiedade
A ansiedade é um comportamento natural e instintivo ao ser humano, resultante de nossa adaptação evolutiva, uma vez que, no ambiente hostil em que viviam nossos ancestrais, os indivíduos ansiosos acabavam tendo mais chances de sobreviver por estarem sempre mais preocupados e atentos a algum possível perigo.
Porém, o que era uma vantagem evolutiva, se tornou hoje um problema psicossocial da modernidade: o dia a dia acelerado e a falta de tempo para relaxar e se desligar do estresse contribuíram significativamente para que os indivíduos transferissem seus medos e preocupações para a sua rotina e situações mais corriqueiras, transformando a ansiedade em um problema de difícil controle.
Mas é possível aprender a lidar com as emoções e comportamentos ansiosos, tornando os hábitos mais saudáveis e tendo mais qualidade de vida! Confira algumas dicas:
Pratique o autoconhecimento
Prestar atenção às reações do próprio corpo ajuda a entender quais são os gatilhos que desencadeiam uma crise de ansiedade. Já reparou que, como a maioria de nossas reações são extremamente instantâneas e rotineiras, sequer as notamos? Assim, tentar entendê-las é uma ótima forma de aprender a evitar o medo e a ansiedade. Dê atenção a qualquer enrijecimento muscular, a gestos instintivos de repulsa e face franzida. Quando perceber algum desses sinais, procure entender a origem da reação. Da mesma forma, note o que promove reações de relaxamento, uma vez que nosso corpo da muitas pistas sobre o que acontece em nossa mente. Dedicar-se ao autoconhecimento certamente será útil para entender tanto as causas como os efeitos de suas reações.
Dedique um tempo para você
Fugir da correria e curtir alguns momentos de introspecção é fundamental para conseguir desenvolver os sentimentos com os quais nos deparamos ao longo da vida. Vivemos em um ambiente de estímulo dos sentidos, o que acaba nos fazendo esquecer que precisamos também de calma e solidão para entrarmos em contato com nosso interior. Assim, reserve um tempo para ficar a sós, somente com seus pensamentos, para refletir sobre sua vida e seus objetivos. Esse mergulho em si mesmo o fortalecerá e afastará quaisquer preocupações infundadas que geram ansiedade.
Organize seus dias
O excesso de atividades e o acúmulo de funções são dois fatores que geram muita ansiedade. Seja com as atividades do trabalho ou do dia a dia, geralmente estamos sempre ocupados e temendo não dar conta de tudo, não é mesmo? Mas ter uma agenda cheia não precisa ser sinônimo de preocupação! Tente organizar sua rotina de modo a antecipar seus compromissos e suas obrigações.
Controle a respiração
A respiração é a ação que controla nosso organismo, uma vez que leva energia a todos os órgãos, inclusive ao cérebro. Quando controlamos o ritmo de nossa respiração, obrigamos o metabolismo a trabalhar de acordo com essa cadência. Assim, movimentos respiratórios mais profundos e lentos dirão a seu corpo que é preciso desacelerar, trazendo mais relaxamento e tranquilidade. Se você prestar atenção, notará que, em momentos de ansiedade, sua respiração se torna mais rápida e superficial. Quando isso acontecer, comece a respirar de forma consciente, aumentando a profundidade e o tempo entre inspiração e expiração. Com esse simples ato, você acalmará sua mente e promoverá um relaxamento instantâneo.
5. Faça uma atividade física
Exercícios físicos são atividades que exigem foco e atenção, sendo preciso manter a mente concentrada para cumprir seu objetivo. E essa é uma forma extremamente eficaz de afastar as preocupações que causam ansiedade. Atividades que aliam os movimentos ao controle da respiração como yoga e pilates, por exemplo, trazem ainda mais benefícios para quem sofre de ansiedade, pois associa dois fatores que influenciam diretamente em sua diminuição.
Mas além dessas há ainda outras formas de alcançar o bem estar e a tranquilidade e, consequentemente, diminuindo a ansiedade, como a hipnose clínica e a programação neurolinguística. Procure um profissional de saúde mental e recupere sua qualidade de vida!