06
nov

O álcool é mortal e a pior das drogas

Publicado em Artigos Reflexão

105

Com tanta droga fazendo mal por aí, quem diria que o álcool seria a pior, não é mesmo? Mas na verdade o álcool é mortal e a mais perigosa das drogas.

A maioria das pessoas estreiam na vida do álcool ainda na adolescência. Dizem as más línguas que o primeiro porre a gente nunca esquece. Desde muito cedo em nossas vidas, o álcool é associado a popularidade. O grupinho mais legal sempre parece ser aquele que bebe a mais tempo. Quando saímos, se não bebemos com os amigos, somos os chatos e caretas. Todo mundo se gaba por causa daqueles goles a mais tomados em certa festa. Mas a grande questão é que, de todas as drogas, o álcool é o assassino em série mais perigoso. Além do alcoolismo em si, também tem alguns outros pontos fortes, que não podemos esquecer. Veja alguns e descubra porque o álcool é mortal.

O Álcool é Mortal

Nas estatísticas mundial coligadas à drogas, ele é o com maior índice de mortes. O álcool mata pessoas de diversas idades, de várias maneiras. Pra você ter uma ideia, a incidência de morte é maior entre pessoas com 16 a 60 anos. Ou seja, o leque é gigante. As mortes relacionadas ao álcool são decorrentes a doenças provocadas por alcoolismo, abuso e overdose da bebida alcoólica, acidentes de trânsito causados por pessoas alcoolizadas e ações comportamentais causadas pelo efeito do álcool. Ou seja, quando você está alcoolizado, as suas chances de morrer não aumentam um pouco. Elas aumentam muito! Se você ler pesquisas e estatísticas sobre mortes relacionadas ao álcool, você vai se surpreender.

Aumenta o índice de estupros

Em uma boa parte do mundo, ter relações sexuais com alguém altamente alcoolizado é considerado estupro. A teoria (e a prática!) é que uma pessoa altamente alcoolizada não tem noção do que está acontecendo e não consegue tomar uma decisão sobre as suas ações. Isso falando da vítima. Se o agressor estiver altamente alcoolizado, ele pode achar que a vítima está interessada, sem que ela esteja de fato. A nossa noção e impressão das coisas mudam muito quando estamos alcoolizados. Portanto, bebeu demais? Esqueça o sexo e vá pra casa dormir. Seja você homem ou mulher. Mas vamos combinar, o melhor é não beber até cair. Quando você ainda não está alcoolizado, você pode evitar uma agressão.

A pior droga para segurança pública

Quando você pensa em qual seria a droga com maior índice de violência, logo viria à sua mente crack ou metanfetamina. Mas, segundo índices mundiais, o álcool é a droga mais violenta. Ainda não se sabe se é por conta da ação da bebida ou se é por conta da sua disponibilidade facilitada por todos os cantos das cidades, mas a verdade é que o álcool é, das drogas, o maior causador de violência, baderna, depredação e crimes. Ou seja, resolvendo o problema do alcoolismo ou excesso de consumo da bebida, poderia ajudar a resolver os problemas de segurança pública.

Aumento do abuso infantil

Um dos fatos mais terríveis sobre a humanidade, é que alguns adultos abusam de crianças. Seja do modo sexual ou outros tipos de abusos, como largar, ser negligentes, agredir ou simplesmente por decidir fazer da vida da criança um verdadeiro inferno. Alguns adultos já são assim naturalmente, agora, imagina se você adicionar uma dose de álcool nisso.

Estudos comprovam que crianças, filhos de pais alcoólatras, tem de 2 a 13 vezes mais chances de experimentarem uma situação terrível em casa. Sem mencionar o fato de muitas crianças terem que presenciar suas mães serem agredidas dentro de casa por conta de um pai bêbado. Se ambos os pais tem problemas com o álcool, então as chances da criança ficam em 13 vezes mais possibilidades de uma infância muito, mas muito ruim.

Vale lembrar que não é apenas a bebida alcoólica que prejudica ou mata toda uma sociedade. Todas as drogas são ruins e prejudiciais à saúde. Apesar de não existir sequer um caso de overdose por maconha, ela também não está livre dos problemas que as drogas podem causar, sejam eles físicos, de saúde ou nocivos à sociedade. O álcool só tem mais destaque, por ser a droga liberada e vendida em muitos lugares.

Seja consciente e responsável com a bebida alcoólica. Sob o efeito do álcool você nunca sabe o mal que está fazendo a si ou aos outros.

Open chat
1
Olá! Problemas com drogas ou álcool? Vamos lhe ajudar!