06
jan

O que leva uma pessoa a usar drogas?

Publicado em Artigos Reflexão

drugs

Os principais motivos que levam uma pessoa a começar a usar drogas, são curiosidade, influência das amizades (o motivo mais mais comum), vontade própria, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso das drogas não tomariam), dificuldade em enfrentar ou aguentar situações difíceis, hábitos, rituais, busca por novidades e sensações de prazer, ficar calmo ou servir como estimulante, a facilidades de acesso e obtenção, dentre vários outros motivos.

O início do contato com as drogas ocorre principalmente na adolescência. É nessa fase da vida que eles afirmam sua personalidade, com novas descobertas, mudança no corpo, explosões de emoção e temperamento, o que contribui para o surgimento de novos e difíceis problemas. Da própria influência da sociedade chegam várias cobranças e apelos de consumo, de como se mover, vestir e até mesmo como não ser “careta”.

A droga pode oferecer momentos de felicidade, mas cada um destes momentos, corresponde a um século de desespero que jamais poderá ser apagado.

A recuperação

A recuperação é uma tarefa difícil, mas com força de vontade e a ajuda de bons profissionais é possível.

O tratamento médico é apenas uma parte da recuperação. A participação e união da família, são um grande fator de combate às drogas, assim como a degradação da família é uma das causas do aumento do número de usuários.

No tratamento, é muito importante desenvolver forças interiores, ser otimista, o que ajudará muito na recuperação. Aliado ao trabalho e acompanhamento de uma equipe multiprofissional, as chances de recuperação se tornarão bem maiores.

Abrir bate-papo
1
Olá! Problemas com drogas ou álcool? Vamos lhe ajudar!