Se você é jovem, mais cedo ou mais tarde poderá ter a oportunidade de experimentar drogas ilegais. Em muitos casos, os jovens são pressionados por amigos e colegas a provarem alguma substância da moda. Isso pode causar problemas para qualquer pessoa, mas, se você for portador de diabetes, enfrentará riscos adicionais.
A família tem um papel fundamental na recuperação do dependente. Muitas vezes o sujeito não está em condições de perceber a própria doença e cabe à família identificar o que está errado e procurar ajuda.
Mais de 3 milhões de pessoas morreram como resultado do uso nocivo de álcool em 2016, segundo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso representa uma em cada 20 mortes ocorridas globalmente naquele ano. Mais de três quartos delas ocorreram entre homens. No geral, o uso nocivo do álcool provoca mais de 5% da carga global de doenças.
Furtar objetos ou valores da própria casa para trocar por drogas não é uma queixa incomum entre familiares de dependentes químicos. Quando isso estiver acontecendo, evidencia-se um forte sinal de perda do controle diante do consumo de substâncias e os familiares NÃO podem, sob quaisquer pretextos, fazer “vistas grossas” diante dos fatos.
Problemas psicológicos já são o segundo maior caso de abstenção no trabalho. Apesar de comum, esses episódios ainda são um tabu enfrentado em muitas empresas. Termos como “frescura” ou “loucura” ainda são usados para situações como essa.